close

Centro Comercial Angeloni Agronômica Florianópolis – SC

maio 18th / By admin

Publicação no site Portal Metálica – Construção Civil

 

Transformação rápida e racional

 

O escritório Douglas Piccolo adotaconceito de obra limpa para reforma e ampliação do Centro Comercial Angeloni Agronômica, em Florianópolis

 

Reformas demoradas que interrompiam o funcionamento de empresas se tornaram lembranças do passado, especialmente para os proprietários da rede A. Angeloni, de Florianópolis (SC). O arquiteto Douglas Piccolo e sua equipe adotaram o conceito de obra limpa, para transformar o hipermercado inaugurado em 1987, no Centro Comercial Angeloni Agronômica, sem provocar qualquer pausa nas atividades do empreendimento. “Por se tratar de uma das lojas mais rentáveis e importantes da rede, era necessário manter seu funcionamento normal. Assim, elegemos um conjunto de materiais de última geração, com estética e plástica contemporâneas, e adotamos o conceito obra limpa, com sistema construtivo misto: concreto pré-fabricado no térreo, steeldeck no mezanino e estrutura metálica composta por treliças pré-fabricadas de aço com telhas isotérmicas na cobertura”, explica o Piccolo.

Com duração de 12 meses, a execução da obra foi organizada em quatro etapas subsequentes, e a montagem das estruturas foi realizada de forma aérea com um guincho rotativo. Com aproximadamente 17.000 m², a cobertura do Centro Comercial foi dividida em trechos inclinados para o norte e mini-sheds voltados para o sul, a fim de evitar a incidência solar direta e a produção de calor no interior da edificação, solução que viabilizou a iluminação natural durante o dia de até 800 lux, com economia de energia e maior conforto térmico. A estrutura metálica da cobertura é composta por terças sobre treliças tubulares, parafusadas e fixadas em pilares de concreto pré-moldados e pilares metálicos por chumbadores. O cálculo estrutural considerou cargas previstas pela norma e mais sobrecargas de 50kgf/m² para atender a necessidade do cliente. “Todas as cargas, principalmente as de vento, são distribuídas sobre as terças que, por sua vez, as transmitem para as treliças e finalmente para os apoios”, esclarece o arquiteto. “Foram utilizadas 650 toneladas de aço estrutural simples e patinável., sendo 450 toneladas para estrutura de cobertura e 200 para a estrutura dos mezaninos”, acrescenta.

O projeto prevê ainda um edifício vertical, que será construído em breve, com estrutura metálica, steeldeck, revestimentos externos com painéis isotérmicos, chapas de alumínio composto e vidros laminados. “A racionalidade do sistema industrializado nos permite reduzir resíduos, abreviar o tempo de construção e, sobretudo, contemplar facilmente todos os itens ligados a arquitetura sustentável, como privilegiar a iluminação natural, reduzindo o consumo de energia, e consequentemente o impacto ambiental, além de isolar as fontes de calor e adequar a construção para o bom aproveitamento da irradiação solar, o que beneficia também a saúde dos usuários da edificação”, completa Piccolo.

Centro Comercial Angeloni Agronômica

Cidade: Florianópolis, SC
Cliente: A. Angeloni & Cia Ltda.
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 21.707,20 m²
Área construída: 37.440,85 m²
Arquitetura: Douglas Piccolo e Cibele Correard Piccolo
Construção: Angeloni
Engenheiro responsável: Leandro da Silva de Mello
Estrutura Metálica: Engeaço (projeto executivo, fabricação e montagem)
Engenheiro Responsável: Gilberto Menegatti
Projeto Estrutural: HF Engenharia
Fornecedores: ArcelorMittal Perfilor
Forros Metálicos e Revestimentos Internos: Hunter Douglas/ Diarco

Fotos: Douglas Piccolo

Fonte: Revista Construção Metálica – Abril 2016

x
social share