MAGAZINE BUNNY

Magazine Bunny

São Paulo - SP

Descrição

– Projeto: 1969

– Conclusão da Obra: não construído

DO PROJETO ARQUITETÔNICO

O objetivo deste trabalho foi organizar as estações existentes com um mínimo de obra, tornando dinâmicas as relações entre os mesmos, sempre levando em consideração os princípios básicos que norteiam a planificação comercial.

A FACHADA

Procurou-se criar uma linguagem que se comunique com o público exatamente pela simplicidade e pelas dimensões, urbana prodiga em pequenas e complicadas imagens outro parâmetro orientador foi a falta de unidade entre os três edifícios que comportarão a organização. A precariedade da estrutura existente levou-nos a utilizar alumínio na fachada, diminuindo sobremaneira os esforços.

A fixação da fachada será através de pequenas treliças de ferro em todo sentido, o plano da fachada será formado mediante a associação de perfilados de alumínio, um após outro, as defasagens existentes fronteiriças as áreas abertas da fachada antiga consistiram numa necessidade de ventilação.

O INTERIOR

A maior preocupação foi dar o mais possível, um caráter unitário à associação dos três prédios que obrigará a organização, salientando pujança e grandiosidade marcante nas organizações de nossos dias. Executou-se também verdadeira limpeza no que tange as barreiras que cada parede a mais possa representar.

Dentre os fatores de importância que determinam o êxito deste tipo de organização comercial, um é de importância fundamental: a circulação.

A circulação deve ser projetada e dimensionada de tal forma que as pessoas sigam naturalmente um sentido obrigatório de caminhamento sem que qualquer outro fator as prejudiquem.

No projeto as circulações foram estudadas para que isto se efetue realmente. Foi criada uma circulação vertical única e colocada num lugar estratégico de tal forma que as inibições que causam as circulações deste espaço sejam sanadas. A única circulação vertical inserida dentro deste grande espaço aberto tem por objetivo integrar visualmente os clientes com todos os níveis da organização, deixando-os a vontade para se orientarem, convidando-os a subirem ou descerem sem o menor receio.

A circulação de serviço nunca deve ser a mesma do público. O aproveitamento da antiga circulação de fundo, negativa para efeito de público, resolveu o problema.

A fixação da área sanitária única cada andar e sistematicamente determinada servirá sempre o público e empregados de uma maneira lógica e discreta vale a pena frisar que bons e asseados sanitários é fator importante para o aumento das vendas.

Deixou-se no serviço áreas para apoio, como decoração, depósito, costura, vestiários, etc.

A iluminação pode ser considerada quase tão importante quanto a circulação, principalmente se considerarmos a relação externa-interna. A diferença de aclaramento do interior para o exterior dificulta para o transeunte a visualização do interior da loja, não despertando assim motivação. Calcula-se 1000, o número de lux para um aclaramento ótimo. Neste tipo de utilização.

DESENHO

Como um último fator de importância, adotou-se para esta loja cores dentro das mais modernas conotações que elas podem atualmente assumir.

DA PLANIFICAÇÃO COMERCIAL
VITRINES

As estreitas calçadas da 24 de maio não permitem ao público resguardo das intempéries, bem como tranquilidade de observação das casas comerciais.

Para a Bunny, o critério adotado visa principalmente a integração do publico circulante com a loja, pois o recuo do bloco de vitrines forma extensa marquise tornando acessível a apreciação dos produtos exibidos, com total proteção e facilidade de observação.

Grandes espações nas vitrines, facilitam a programação geral das exposições.

Duas entradas, com grandes halls, induzem o público a visualização total.

SETORIZAÇÃO

A disposição estratégica dos artigos, grandes espaços de circulação, amplos campos visuais e perfeito contato com os produtos apresentados, fora, pontos básicos adotados na planificação setorial. A iniciar-se pelo feminino (loja) procurou-se a colocação de artigos dinâmicos e venda rápida, com ligeira sofisticação no atendimento perucas, bijuterias, perfumaria, couro, esporte e complementos, formam o contato inicial do cliente.

A setorização do mezanino, com artigos de vendas sofisticada e alto atendimento, complementam toda linha feminina e infantojuvenil.

O departamento masculino, locado em espaço amplo e promocional, permite resguardo no atendimento sem, entretanto, perder o vínculo com os demais setores. Toda gama de produtos masculinos colocados em mobiliário altamente exibitivo levam o cliente a tranquila escolha com média sofisticação.

Interligando os departamentos feminino e masculino em toda área central da loja, com a colocação de stands para demonstração de eletrodomésticos, induz o cliente a total circulação por toda área, permitindo perfeito contato com os produtos básicos para o lar.

No piso superior, ainda forçando a mulher ao pleno conhecimento dos setores, a colocação de amplo departamento de cama, mesa, banho e brinquedos, em mobiliário puramente “self-service”, com interligação de toda linha eletrodoméstico, com idêntica exibição da loja, a perfeita circulação entre os produtos e espaços promocionais caracterizam estes departamentos.

Com o intuito de tornar o último piso altamente rentável e circulante, procurou-se a locação de um departamento necessário a promover a circulação e isto foi conseguido através da colocação de todo departamento de credito concentrado em um único local. Através deste departamento o cliente fatalmente tomará posição perante todo setor de móveis e seus e seus complementos os quais também evitar-se acúmulos em um local específico em datas promocionais.

Complementando a planificação setorial levou em conta, sempre, a necessária exibição do produto com atendimentos precisos e concentrados, facilitando desta forma o perfeito contato do cliente com a organização e seus departamentos.

 

 

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