QUANDO NOSSO ESCUDO FOI ÀS MARGENS DO CAMPO

– Piccolo & Ulhoa Cintra Arquitetos Associado S/C

– Projeto 1988

– Programação Visual publicitária São Paulo FC

– Coordenação: Sylvio de Ulhoa Cintra Filho

Publicado em SPFCpédia: A Enciclopédia do Tricolor | 18 de outubro de 2009

Revista São Paulo Notícias, de janeiro/ fevereiro de 1989, nº 58:

É o maior. Agora será o mais belo.

O prazer do torcedor vai começar logo que ele ver no estádio: uma nova paisagem, com imensa bandeira tricolor feita de grama preta, pedras brancas e o vermelho de milhares de iresines, destacada ao vento, o envolverá num primeiro espetáculo de harmonia e beleza, assim será o campo de jogo do Morumbi, depois de implantados os projetos de paisagismo e comunicação visual, cujas obras, recém-concluídas se prolongarão a meados de janeiro. Será um espetáculo adicional que o São Paulo FC vai oferecer aos são paulinos amantes do futebol. A partir já de fevereiro.

 

O gigante do Morumbi, o maior estádio particular do Mundo, está se tornando também o mais belo. A grande reforma do “Cícero Pompeu de Toledo”. Iniciada por uma revisão na estrutura de concreto e nas juntas de dilatação, continuou com a recuperação do revestimento nas arquibancadas, no nível superior, e nas bancadas das cativas e numeradas, que proporcionaram maior conforto aos torcedores. Além disso, no bojo do Estádio, as obras das novas instalações da Diretoria, o novo Auditório e as instalações para a área administrativa.

Agora, a beleza e a funcionalidade no campo de jogo! Até o fim de janeiro, devem estar implantados mais dois projetos: uma nova programação visual, moderna e padronizada, para estabelecer uma linguagem eficaz nas mensagens publicitárias e institucionais do Clube, no Estádio, despoluindo o mar de placas que se acumulavam entre si; e uma belíssima criação paisagística que vestirá a área em volta do campo com uma combinação vegetal de rara beleza, reproduzindo uma imensa bandeira tricolor estilizada.

O espetáculo da paisagem

A ideia de articular o projeto paisagístico com nova programação visual é oferecer ao público um ambiente confortável, cuja suavidade e harmonia já o predisponha a sentir orgulho do Clube e o leve a vibrar mais intensamente.

O gramado do campo do jogo, preservado só para os jogos, é hoje o melhor do País. Foi inteiramente refeito e coberto com grama esmeralda, de folhas mais resistentes e melhor enraizamento.

Em torno do campo, a nova paisagem vai prolongar o verde do gramado as laterais e ao fundo dos arcos, numa área de 5.200 metros quadrados, com grama esmeralda. A seguir em faixas irregulares, representando uma grande bandeira tricolor desfraldada ao vento, estender-se-ão as áreas cobertas com grama preta, com 120 mil mudas; a faixa branca de milhares de pedaços arredondados de pedra dolomita, num total de 55 metros cúbicos; e, por fim, o vermelho, marcado pela folha rubra e viva da iresine, com 62 mil mudas. À beira do fosso divisório, uma faixa de 14 mil mudas de flores amarelas e folhas verdes – as cores do Brasil. Ao todo, uma área de quase 9.500 metros quadrados revestida de cores vegetais e seguindo o melhor padrão paisagístico. O projeto está a cargo da Trópica Paisagismo e foi idealizado pelas paisagistas Amélia Bratke e Sônia Vigidal.

Mensagem novo padrão

O projeto de Programação Visual das Mensagens Publicitárias e Corporativas do Estádio do Morumbi, realizado por Piccolo & Ulhoa Cintra Arquitetos Associados S/C, propõe uma completa reformulação de padrão e colocação das mensagens no Estádio, atendendo a uma tríplice objetiva: despoluir a parafernália de placas existentes em torno do gramado, padronizar a comunicação publicitária e corporativa, harmonizando-as como conjunto da nova paisagem.

Assim, em vez de amontoados ou maldispostos, como atualmente, os novos prismas publicitários, com módulos de 7m x 1m de espaço útil, seriam reagrupados ao longo da linha entre a pista de atletismo e o campo, formando quase um semicírculo de trave a trave, em frente da cabine de televisão. As mensagens publicitárias serão, assim, valorizadas, tanto para o publico interno como para o externo. De espaço a espaço, haverá um caminho para a passagem dos gandulas, que hoje tem de saltar os prismas, com risco de tombos e contusões. Essas passagens entre os prismas serão sinalizadas pelas listas tricolores inclinadas e que continuem o módulo do novo do novo padrão visual do Clube.

As 12 bocas de acesso as arquibancadas serão sinalizadas com placas numeradas, tendo como fundo as três cores são paulinas em traços inclinados.

Nas testadas dos anéis superior (arquibancada), médio (cativas e numeradas superiores) e inferiores (cativas, numeradas inferiores e geral), o projeto estabelece novos módulos para mensagens publicitárias com 5,75m x 0,72m de espaço útil, que serão também, de espaço em espaço, com as cores tricolores em trechos inclinados.

Essa nova padronização visual e das mensagens publicitárias e institucionais do Clube já devem orientar a concorrência pública para escolher a empresa que deverá intermediar4 a comercialização no Estádio “Cícero Pompeu de Toledo” a partir de 89.